No final de 2018, o multifacetado guitarrista escocês Rob Mackillop inaugurou um site – SarenkoandCo.com – dedicado à Guitarra Russa de 7 cordas, ao seu repertório, à sua história e aos seus cultores.
Convidava, através dos seus vídeos, a juntarem-se-lhe na aprendizagem do instrumento. Eu já conhecia algum do seu repertório, riquíssimo e praticamente desconhecido no Ocidente, mas nunca me passou pela cabeça dedicar-me a aprender o instrumento, que sendo essencialmente igual, tem uma afinação diferente – razão pela qual este repertório praticamente não é tocado na guitarra “convencional”.
Rob Mackillop deu o empurrão que eu precisava, já que eu não sabia por onde começar. O método de Morkov, com alguns estudos originais, outros emprestados de Sor e Giuliani, constituiu a base para me habituar à leitura com a afinação e idiossincrasias do instrumento, do fraseio e da própria digitação.
Alguns meses (e vídeos) depois, foi com surpresa e satisfação que respondi às questões que o Rob me fez para uma entrevista no seu website.
Para quem quiser ler (em inglês), eis o endereço.